Chess Human Resources

Chess nas Redes Sociais:

linkdien youtube rss

Blog

gmais
Por Folha de Londrina - Andress Rodriguez em | 06.02.2018 às 12h11

Como Escolher o Curso

Como Escolher o Curso

\\\"Fiz uma pós e não me serviu de nada.\\\" Não é raro ouvir esse tipo de comentário entre os colegas de trabalho. Há, no mercado, muitos profissionais frustrados com a escolha que fizeram na hora de buscar uma especialização. Mas, nem sempre a culpa é da instituição de ensino, dos professores ou grade curricular. Para não correr o risco de perder tempo e dinheiro com o curso errado, especialistas dão dicas do que deve ser levado em conta na hora da matrícula.

\\r\\n
 
\\r\\n
 
\\r\\n


A primeira tarefa é entender as diferenças entre os tipos de especialização oferecidos pelas instituições de ensino. O especialista em gestão de pessoas, coach e diretor-geral da Chess Human Resources, Andress Rodriguéz Burek, lembra que boa parte dos cursos de pós-graduação é aberta a graduados de qualquer área do conhecimento e possui objetivos técnicos ou profissionais específicos. 
O MBA (Master Business Administration), assim como a pós, é um curso lato sensu, apesar de o nome sugerir o contrário. \\\"Os MBAs nada mais são do que cursos de especialização na área de administração\\\", explica. Segundo ele, a maioria das opções é voltada para o campo dos negócios e da gestão. No entanto, hoje, já é possível encontrar MBAs em áreas como saúde e comunicação. 
No stricto sensu, há a oferta de cursos de mestrado, com duração média de dois anos, e doutorado, de aproximadamente quatro anos, que são mais focados na formação de pesquisadores e professores que desejam seguir carreira acadêmica. Ao final dos estudos, o aluno deve apresentar a uma banca examinadora a dissertação com os resultados da pesquisa realizada para obter o título de mestre ou doutor. 
Entendida a diferença entre as modalidades de especialização, é hora de escolher o curso. Para a psicóloga e coach de carreira da Due Coaching, Edneli Costa, a decisão deve estar relacionada com o direcionamento que o candidato quer dar para a carreira. \\\"Se a pessoa ainda não tem isso definido, é interessante ter um pouco de experiência de mercado para conhecer as possibilidades de atuação\\\", orienta. Fazer uma pós apenas para manter-se ocupado não é recomendável. 
Se o objetivo está bem desenhado, o próximo passo é buscar a instituição de ensino. Edneli aponta que é importante pesquisar sobre a universidade, analisar a grade curricular do curso, o corpo docente, e até conversar com ex-alunos para fazer a escolha mais acertada. O consultor de carreira Andress Rodriguéz Burek diz que não há um sistema que concentre a relação completa de cursos oferecidos no Brasil, no entanto, pela plataforma do e-MEC (http://emec.mec.gov.br/) é possível pesquisar o nível de qualidade das instituições. 
\\\"Dá para conferir endereço, telefones, site, áreas de conhecimento dos cursos de graduação que cada uma oferece, além de dados sobre a fundação e se (a universidade) possui ficha suja no MEC\\\", cita. Depois da consulta, Burek recomenda que o candidato faça uma visita à coordenação do curso, avalie o programa de aulas e verifique se a pós é reconhecida no mercado.https://www.folhadelondrina.com.br/cadernos-especiais/como-escolher-o-curso-999353.html

0 Comentário

Carregar mais...

Deixe seu comentário